Se você está participando do processo de escolha de um novo emprego ou universidade, já deve ter ouvido falar sobre a capa. Mas você sabe a diferença entre eles e como escrever um bom artigo para destacar suas qualidades e seu progresso?
Aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a criar seu livro de capa.
O que diz o livro de capa?
Uma carta de apresentação é um texto, como o nome indica, apresenta algo a uma pessoa. Neste caso, o texto em que uma pessoa escreve quando apresentado em um determinado contexto.
Não é incomum que universidades e empresas solicitem uma cópia deste documento para complementar seu currículo. Essa é uma das maneiras pelas quais os empregadores podem tirar o máximo proveito de uma entrevista.
Vai com o seu currículo. Isso porque em um currículo nem sempre é possível explicar todas as suas experiências e falar abertamente sobre você, então um livro de capa pode te ajudar nisso.
Como complemento, a carta de apresentação não é um processo obrigatório de seleção, mas nada impede que você anexe este documento voluntariamente. Isso pode fazer a diferença, porque os empregadores podem ver seu interesse no trabalho e conhecê-lo melhor.
Cada empresa ou universidade pode ter informações específicas sobre o formato, tamanho e conteúdo do livro. Por isso é importante ficar atento ao edital para redigir um texto que corresponda ao que as instituições desejam.
Mas ainda assim, algumas coisas são importantes no livro de capa. Aqui estão algumas dicas para escrever seu próprio texto.
Como escrever um livro de capa de trabalho
Antes de escrever um livro, lembre-se de que sua escrita precisa ser objetiva, clara e honesta. Você já considerou o número de currículos que o RH recebeu? Oh não! Se você extrair muitas informações no contexto do trabalho desejado, seu nome poderá ser removido imediatamente.
E não é um lugar para parar e muito pouco para mentir. Você precisa inserir os dados corretos que farão uma diferença real para os empregadores durante o processo de seleção e isso é verdade.
Outro fator importante a considerar são as necessidades e habilidades da empresa. Assim, é possível destacar suas habilidades e conhecimentos no cargo desejado, o que auxilia na avaliação do colaborador.
Portanto, se você precisa dominar bem o inglês e ter um diploma em uma determinada matéria para se candidatar a um emprego, e não possui essas qualificações, não adianta enviar seu currículo, muito menos uma carta de apresentação.
Cada empresa ou universidade pode ter informações específicas sobre o formato, tamanho e conteúdo do livro. Por isso é importante ficar atento ao edital para redigir um texto que corresponda ao que as instituições desejam.
Mas ainda assim, algumas coisas são importantes no livro de capa. Aqui estão algumas dicas para escrever seu próprio texto.
Aqui estão algumas dicas para escrever um livro de cartas de apresentação:
Início da carta: No primeiro parágrafo deve indicar a posição a que se candidata, os seus objetivos para a oferta de emprego e a sua formação e formação profissional. Agora é a hora de falar de assuntos relevantes como graduação, arte e linguagem.
Melhoria: Este é o momento de explicar sua experiência de trabalho. Indique, de forma clara, os cargos que já ocupou e as tarefas que desenvolveu que são importantes no espaço pretendido.
Conclusão: despeça-se e coloque-se à disposição da empresa para uma entrevista ou para qualquer esclarecimento.
Lembre-se sempre de usar a linguagem oficial, não use abreviações, gírias ou qualquer outra palavra que fuja da situação.
Como escrever uma carta de apresentação universitária
Quando se trata de livros didáticos para o ensino superior, outras universidades, como Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) aderiram à iniciativa em outros cursos. e processos seletivos para saber mais sobre os novos alunos.
Se você deseja estudar no exterior, é comum as faculdades exigirem uma carta de apresentação como parte do processo de seleção. Neste documento, o aluno inclui suas habilidades, formação, experiência de trabalho e conhecimento pessoal, além das razões pelas quais escolheu tal instituição.
Aqui estão algumas dicas para escrever uma carta de apresentação universitária:
Comece: deixe seus objetivos claros, apresente seu nome e o propósito do livro.
Progresso: fala sobre o que o motivou a se candidatar a uma determinada universidade e o curso que deseja. Conte-nos sobre sua experiência escolar, como esta instituição pode agregar à sua formação e suas habilidades e valores alinhados aos princípios e expectativas da faculdade para o aluno.
Conclusão: informe que você está à disposição do corpo docente para qualquer dúvida ou entrevista e diga adeus.
Nesse formato de livro também é importante usar uma linguagem formal e evitar o uso de gírias, afinal seu texto não será direcionado a outros leitores, mas sim a uma equipe de especialistas que revisaram o material submetido.
Veja o que mais é possível para destacar seu progresso
Além de um bom livro de capa, outras coisas são importantes para destacar seu currículo e contratar uma empresa. Ir para uma instituição de ensino superior, por exemplo, faz a diferença no mercado de trabalho, pois cada vez mais pessoas procuram pessoas capacitadas e preparadas para o mercado de trabalho.
Sabemos que quando você vai para a faculdade precisa investir tempo, dinheiro e dedicação, afinal sua carreira futura está em jogo. Portanto, você precisa escolher uma faculdade que o prepare para a formação profissional, que seja credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e que seja altamente qualificada.
Pensando nisso, dividimos instituições de ensino superior que, além de atender a todos esses requisitos, oferecem condições especiais para pagamentos mensais.
CONFIRA ESSAS DICAS:
Centro Universitário UNIBTA
Instituição de Ensino Anhanguera (ANHANGUERA)
Cruzeiro Virtual do Sul (alcance)
Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID)
Universidade de Franca (UNIFRAN)
Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR)