Avançar para o conteúdo

Empresas podem ser obrigadas a divulgar o valor de salario em anúncios de empregos

Os candidatos a emprego muitas vezes se deparam com essa situação: os anúncios de emprego deixam claro quais candidatos a emprego devem atender e quais papéis serão desempenhados, mas geralmente não dizem quanto as empresas estão dispostas a pagar pela contratação. Em alguns casos, as empresas chegam a pedir aos candidatos que tragam “expectativas salariais” – o que os deixa em uma posição precária, pois, por precisarem ser contratados, muitas vezes acabam elevando os preços abaixo do que julgam adequado.

Um novo projeto de lei (PL 1149/22) está em tramitação na Câmara dos Deputados, então pode acabar com isso. De acordo com o documento, de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), a divulgação do reajuste salarial será obrigatória no anúncio de vagas. As empresas – públicas e privadas – que não cumprirem a decisão estarão sujeitas a um salário mínimo.

“As empresas procuram profissionais que vão preencher as vagas, mas não estão a falar do nível salarial, o que deixa os desempregados inseguros, o que faz com que haja dúvidas se o salário está de acordo com o que pretendem repor. ”, disse um parlamentar, em carta à Agência Câmara.

O plano será revisto pelas comissões de Trabalho, Administração e Obras Públicas; e a Constituição e Justiça e Nacionalidade (CCJ). Como procedimento final, poderá ser aprovado sem passar pela Câmara, caso não haja alterações no texto ou pedido especial a ser votado pelo aluno.

procura de emprego

Uma pesquisa divulgada pelo site de empregos Indeed mostra que 76% dos entrevistados analisam os detalhes salariais antes de se candidatarem a um emprego.

De acordo com uma pesquisa, 34% dos entrevistados não sentem que seu salário é compatível com seu trabalho e, destes, 55% são mulheres.

A pesquisa foi realizada por Exact 858 colaboradores brasileiros por meio de um painel online em maio.

Embora as empresas ainda tenham medo de compartilhar informações salariais, essa é uma prática que pode aumentar a equidade salarial e facilitar a seleção de funcionários na hora de atrair talentos, observa  Calbucci, diretor de marketing do Indeed no Brasil.

Segundo ele, não apresentar essas informações ao candidato desde o início torna o processo preocupante para ambas as partes.

“As chances de um candidato desistir ao final do processo de votação porque o preço não atende às suas expectativas são altas. Nesse sentido, a clareza salarial ajuda a incentivar novas candidaturas a novos cargos e aumenta a concorrência entre as empresas, entre outros. Atrativo remunerações.”

A pesquisa também mostrou que os candidatos são cada vez mais seletivos e buscam a história corporativa antes de aceitar uma entrevista.