Avançar para o conteúdo

CLT, freelancer ou prolancer: como escolher o melhor modelo de trabalho

Se você sonha em trabalhar em qualquer lugar, no seu próprio ritmo e com seu próprio horário, sair do seu modelo de trabalho CLT ou adaptar seu trabalho atual a projetos adicionais pode ser o próximo grande passo em sua carreira. Embora os modelos de trabalho remoto não sejam novidade, o nomadismo digital está sendo cada vez mais discutido após o desastre da covid-19. O tema é tão entrelaçado que foi objeto de uma pesquisa para o Futuro do Trabalho no Brasil, realizada pelo IDC Brasil a pedido do Google Workspace. E não são apenas esses profissionais que optam por modelos de trabalho flexíveis: liberdade, independência e a busca por novas experiências estão entre os principais benefícios de ser freelancer.

Como resultado, o trabalho tradicional está perdendo espaço em alguns modelos que permitem inovação e desenvolvimento rápido, bem como para a vida dos funcionários, e estou aqui para mostrar os primeiros passos para um modelo prolancer – “freelancing” a abordagem certa .

E não se preocupe: ainda é possível combinar um modelo de trabalho CLT com freelancer, ao invés de ser freelancer em tempo integral. O importante é escolher um modelo de trabalho que funcione melhor para você!

Avaliação de desempenho

Um trabalho de 40 horas, das 9h às 18h, não faz mais parte da realidade dessas competências. Em vez disso, novos conhecimentos, interação com outras culturas, maior conforto e mais independência em seus projetos foram substituídos. Afinal, quem não gostaria de experimentar a vida sem sua bolha?

Já imaginou trabalhar no Deserto do Atacama, separando sua agenda entre dois projetos e vários programas turísticos? Em 2020, esse foi o dia a dia de Ana, designer de produto e prolancer da Bossa Box, por algumas semanas, antes de partir para o próximo destino.

Apesar dos benefícios, o modelo prolancer ainda enfrenta um grande desafio: dissipar a noção de que ser freelancer não é uma tarefa difícil ou assustadora.

Além disso, os independentes enfrentam o desafio de lidar com projetos de diferentes contextos, bem como diferentes tipos de projetos. Comunicação e independência de como e quando você vai trabalhar são boas características dessa abordagem. Não ter que relatar constantemente, além do equilíbrio dos cuidados com a saúde, poder desfrutar de seus hobbies é muito apreciado nessa abordagem.

Embora os modelos de trabalho remoto não sejam novidade, o nomadismo digital está sendo cada vez mais discutido após o desastre da covid-19. O tema é tão entrelaçado que foi objeto de uma pesquisa para o Futuro do Trabalho no Brasil, realizada pelo IDC Brasil a pedido do Google Workspace. E não são apenas esses profissionais que optam por modelos de trabalho flexíveis: liberdade, independência e a busca por novas experiências estão entre os principais benefícios de ser freelancer.

Como resultado, o trabalho tradicional está perdendo espaço em alguns modelos que permitem inovação e desenvolvimento rápido, bem como para a vida dos funcionários, e estou aqui para mostrar os primeiros passos para um modelo prolancer – “freelancing” a abordagem certa .

E não se preocupe: ainda é possível combinar um modelo de trabalho CLT com freelancer, ao invés de ser freelancer em tempo integral. O importante é escolher um modelo de trabalho que funcione melhor para você!

Afinal, diferentemente de uma pessoa independente, um prolancer ainda pode contar com pagamentos de projetos a cada duas semanas, sem comprometer sua independência. Além disso, a complementação de renda é uma realidade para esses funcionários. Na Bossa Box, os talentos do desenvolvedor sênior podem chegar a um salário mensal de R $15 mil, recuperar um emprego em uma grande empresa, como a CLT, ou optar por ficar 100% como funcionário independente. Como designer de produto, você pode ganhar cerca de R $21.500.

Mas há necessidades e desafios para que esses funcionários cheguem a esse ponto. São eles: bom planejamento, comprometimento com a entrega e boa capacidade de comunicação. É preciso muito conhecimento, flexibilidade, ordem e comprometimento, por isso maturidade e transparência são essenciais. Agora o escritório? Nunca mais.

Revitalização da produção

O espaço do escritório nem sempre é muito propício para promover a produtividade dos funcionários. Afinal, quem não enfrentou o desafio de focar em áreas movimentadas? Para resolver isso, Rafaela, produtora, designer e prolancer da Bossa Box, entende a independência e a ordem de sua agenda como motores de sua criação. Ver a vida passar fora do escritório pode ajudar a reavivar suas ideias positivas e trazer melhores resultados do que nunca. Por que não tentar?

Outro ponto importante é o autoconhecimento, que ajuda o prolancer a produzir os melhores resultados em seu tempo. Portanto, saber lidar com sua organização, com maturidade e responsabilidade é mais importante para uma melhor entrega do que espaço de escritório. Tudo depende da independência e da melhor forma de fazer o trabalho à distância.

Existem empresas que trabalham como freelancers, como a Bossa Box, que trabalha com freelancers que estão em mais de um emprego ao mesmo tempo e que promovem comunicação, receita extra e independência do talento técnico.